Se reuniram nesta sexta-feira (19) no auditório da reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF), professor José Bispo Barbosa, o Reitor Substituto do IFMT, Cristovam Albano da Silva Júnior, a Ex Deputada Federal e atual diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) professora Rosa Neide, a coordenadora do programa Maria Terra, Eloisa Rosana de Azeredo e representantes da Conab Mato Grosso, para tratar sobre o início do projeto Maria Terra.
Durante a reunião, foram discutidas as primeiras ações que serão desenvolvidas no projeto Maria Terra, o qual busca o fortalecimento de organizações lideradas por mulheres camponesas, agricultoras, integrantes de comunidades tradicionais e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O projeto será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF), através de ações de orientação, suporte e acompanhamento, que visam estimular e qualificar as mulheres assistidas. Além de direcionar o uso adequado dos benefícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.
De acordo com o Presidente em exercício da FUNADIF, José Bispo Barbosa, o projeto Maria Terra irá impulsionar o protagonismo das mulheres e a agricultura familiar em Mato Grosso. “É um prazer imenso estar executando esse projeto, vamos trabalhar fortemente para que ele tenha um excelente resultado, incentivando as mulheres e trazendo um ótimo resultado para a agricultura familiar de Mato Grosso”, afirma o Presidente.
Conforme a Ex Deputada Federal e atual diretora da Conab, professora Rosa Neide, não é possível mudar a qualidade de vida da população, sem a Pesquisa, Ensino e Extensão. “O papel da Conab enquanto companhia é acompanhar a produção brasileira. Portanto, temos a clareza de que ela só vai avançar e melhorar, se tivermos a Pesquisa, Ensino e Extensão como aliados”, declara Rosa Neide.
A coordenadora do projeto Maria Terra, Eloisa Rosana de Azeredo, destaca a necessidade e importância do projeto, que irá atender cerca de mil mulheres em situação de vulnerabilidade e invisibilidade social. “Nós estamos muito felizes com essa reunião, ela marca o início desse projeto tão importante para o fortalecimento das mulheres, seja com a autonomia financeira ou fortalecimento das lideranças femininas no campo”, conclui a coordenadora.
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br