Lançamento oficial do projeto Maria Terra reúne mais de 250 pessoas no auditório da Conab-MT
Lançamento oficial do projeto Maria Terra reúne mais de 250 pessoas no auditório da Conab-MT
Nesta terça-feira (11) o auditório da Companhia Nacional de Abastecimento de Mato Grosso (Conab-MT) foi palco para o lançamento oficial do projeto Maria Terra, que reuniu mais de 250 pessoas. Entre os presentes, estavam as mulheres beneficiadas pelo projeto, autoridades locais, estaduais e federais, além de servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF).
A cerimônia de lançamento marca o início de atividades do projeto Maria Terra, que já vêm sendo executadas desde o início do ano. O objetivo do projeto é fornecer assessoria técnica e capacitação para estruturar as atividades de produção de alimentos, qualificando as mulheres líderes da agricultura familiar em Mato Grosso.
“É uma realização para o Instituto Federal de Mato Grosso coordenar este projeto financiado pela Conab. Tenho certeza de que, através da educação, do empreendedorismo e da inovação, este projeto transformará a vida de todos os envolvidos”, afirmou Júlio César dos Santos, reitor do Instituto Federal de Mato Grosso.
A Diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, destacou em seu discurso o papel do projeto Maria Terra em aproximar as mulheres e suas famílias do Instituto Federal de Mato Grosso. “Com o projeto Maria Terra, essas mulheres estão conhecendo o potencial do Instituto Federal de Mato Grosso, e em breve elas e seus familiares poderão continuar seus estudos por meio das diversas oportunidades oferecidas pelo IFMT”, enfatizou.
Denise da Silva, uma das participantes do projeto, ressaltou a importância da assistência técnica para garantir a capacitação das mulheres e melhorar a qualidade em suas produções no campo.
“O que está faltando para nós no campo é assistência técnica. Muitas de nós não nasceram no campo e estamos fazendo as coisas de maneira errada. Mas agora, com o projeto Maria Terra, vamos nos capacitar e aprender a forma correta. Meu conselho para todas vocês é: acreditem no projeto Maria Terra", declarou Denise.
O projeto Maria Terra
Sob a responsabilidade da Coordenadora Geral, Eloisa Azeredo, o Projeto Maria Terra é resultado de uma parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sendo apoiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF).
Seu principal objetivo é fortalecer organizações lideradas por mulheres camponesas, agricultoras, integrantes de comunidades tradicionais e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto promove ações de orientação, suporte e acompanhamento, visando estimular e qualificar as mulheres assistidas, além de direcionar os coletivos ao uso adequado dos benefícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.
Durante a cerimônia de abertura, as participantes do projeto puderam apresentar e comercializar seus produtos, que são produzidos em diversos municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Diamantino, Porto Estrela, Nova Marilândia, Nortelândia, Santo Afonso, Arenápolis, Denise, Nova Olímpia, Alto Paraguai, Campo Verde, Jaciara e Juscimeira.
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br