Na última semana, o Projeto Maria Terra, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (FUNADIF), promoveu a 1ª Formação de Lideranças e a 2ª Capacitação Extensionista, realizadas nos dias 10 e 11 de outubro.
O primeiro dia foi marcado pela 1ª Formação de Lideranças, que aconteceu no auditório do IFMT Campus Cuiabá Octayde. O evento reuniu 60 mulheres líderes dos coletivos beneficiados pelo projeto, proporcionando a elas orientações sobre o papel da liderança feminina no associativismo rural.
As participantes também foram capacitadas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), apresentadas pelo Pedro Vitor Passos, engenheiro agrônomo e representante da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Além da capacitação, as participantes tiveram um momento de troca, onde puderam discutir e esclarecer dúvidas relacionadas às suas propriedades e às necessidades individuais de cada uma.
Formação equipe técnica
Já no segundo dia, o foco foi a 2ª Capacitação Extensionista, realizada na sede da Conab em Mato Grosso. A equipe técnica do projeto avaliou o progresso das ações implementadas até o momento, além da apresentação dos resultados esperados para as próximas etapas do projeto.
Entre as atividades do dia, se destacou a dinâmica em grupo chamada "Se eu voltasse a ser um profissional de campo” e formações voltadas às compras públicas e à atuação aos coletivos atendidos pelo projeto.
A coordenadora geral do projeto, Eloísa Azeredo, avaliou os dois dias como extremamente produtivos e fundamentais para o avanço do Projeto Maria Terra. Segundo ela, há planos para a realização de uma nova formação em novembro.
"Este evento foi de grande importância. Além de capacitar as mulheres líderes dos nossos coletivos, tivemos a oportunidade de reunir a equipe técnica para avaliar as atividades realizadas e planejar os próximos passos. Todos ficaram muito satisfeitos, e já estamos prevendo uma nova formação para novembro", destacou Eloísa.
A equipe técnica também recebeu orientações de Jéssica Paganotti, Diretora Administrativa e Financeira da FUNADIF, sobre as normas e procedimentos para a realização de compras e contratação de serviços com os recursos do projeto.
"A Fundação de Apoio ao IFMT cuida da parte administrativa e financeira do projeto, por isso é essencial esse alinhamento com a equipe técnica, para que eles compreendam os processos de compras e contratações", explicou Jéssica.
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br