Coordenadora do projeto Maria Terra discute protagonismo feminino na agricultura familiar em programa da ALMT
Coordenadora do projeto Maria Terra discute protagonismo feminino na agricultura familiar em programa da ALMT
A coordenadora geral do projeto Maria Terra do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Eloísa Azeredo, participou do programa Diário da ALMT, da TV Assembleia. Durante sua participação, ela destacou as atividades do projeto e o papel fundamental das mulheres na agricultura familiar de Mato Grosso.
O projeto Maria Terra é uma parceria entre o IFMT, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF). Seu principal objetivo é fortalecer coletivos liderados por mulheres da agricultura familiar do estado.
Atualmente, mais de 500 mulheres são atendidas em 28 coletivos, distribuídos em quatorze municípios de Mato Grosso. assistente social do projeto, destacou a relevância da iniciativa para o empoderamento feminino “O projeto Maria Terra é uma proposta maravilhosa de empoderamento para mulheres camponesas, mulheres que são agricultoras familiares e que lutam pela segurança alimentar de suas famílias”, afirma.
O projeto oferece extensão rural, com foco na capacitação e orientação das mulheres envolvidas. Além disso, também promove e estimula o uso adequado dos benefícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.
Eloísa Azeredo enfatizou que o projeto surge em um momento crucial para a agricultura familiar em Mato Grosso, promovendo um equilíbrio em relação a outras práticas do agronegócio. “O projeto Maria Terra vem ao encontro para fortalecer e estimular para que a agricultura familiar ganhe um equilíbrio junto com essas outras práticas”, pontua a coordenadora geral.
Confira a entrevista completa no Youtube da TV Assembleia:
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br