Com apoio da FUNADIF e IFMT: 1º Encontro Nacional da Rede de Cursinhos Populares reúne mais de 400 participantes em Brasília-DF
Com apoio da FUNADIF e IFMT: 1º Encontro Nacional da Rede de Cursinhos Populares reúne mais de 400 participantes em Brasília-DF
Nos dias 8 e 9 de dezembro, Brasília recebeu mais de 400 participantes de todas as regiões do país para o 1º Encontro Nacional da Rede de Cursinhos Populares do Ministério da Educação (MEC). O projeto promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), conta com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF), instituição responsável pela execução financeira da política em âmbito nacional.
O encontro marcou um momento importante de reorganização da política, retomada pelo Governo Federal em 2025 após um período de descontinuidade. Desde agosto, quando o IFMT assumiu oficialmente a coordenação nacional do projeto, a FUNADIF passou a executar o projeto, realizando processamento de bolsas e apoio administrativo e financeiro a cursinhos distribuídos em todos os estados brasileiros.
Só nos primeiros meses de execução, a Fundação já contabiliza mais de 90 mil pagamentos destinados a estudantes, professores e coordenadores locais. O volume revela a dimensão da operação e o compromisso da instituição.
A Rede de Cursinhos Populares
Conhecida como CPOP (Cursinhos Populares), a política leva preparação gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a jovens e adultos que, historicamente, enfrentam barreiras para acessar o ensino superior público. Além das disciplinas tradicionais do exame, muitos cursinhos oferecem conteúdos de formação cidadã, combate ao racismo e valorização da diversidade.
O público prioritário da política inclui pessoas negras, indígenas, estudantes de baixa renda, populações LGBTQIA+ e demais grupos minorizados.
A Rede é hoje composta por 384 cursinhos ativos, cada um com pelo menos 40 estudantes, que teve sua ampliação anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 500 cursinhos em 2026.
Execução da FUNADIF e IFMT
A transição do projeto para o IFMT e sua execução pela FUNADIF em agosto de 2025 trouxe desafios significativos. Em poucos meses, foi necessário criar fluxos administrativos, ampliar equipes, estruturar canais de comunicação, organizar demandas de centenas de cursinhos e garantir que todos os pagamentos fossem realizados dentro da conformidade.
Durante o encontro em Brasília, o IFMT e a FUNADIF apresentaram diagnósticos e encaminhamentos para aprimorar a execução em 2026. Entre os temas discutidos estiveram:
Padronização dos processos de pagamentos;
Sistema para realização de cadastro com validação na Receita Federal;
Sistema para controle de frequência e relatório de atividades;
Realização de eventos regionais para início das atividades;
Realização de Curso FIC vinculado ao IFMT para gerar certificação profissional aos participantes.
A FUNADIF reforçou, ao longo do encontro, que seguirá empenhada em garantir transparência, eficiência e suporte contínuo às equipes envolvidas na política, como destaca o Diretor Presidente, José Bispo Barbosa.
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br