FUNADIF publica edital para seleção de 19 servidores do IFMT para atuarem no projeto Solo Vivo
FUNADIF publica edital para seleção de 19 servidores do IFMT para atuarem no projeto Solo Vivo
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF) publicou nesta segunda-feira (20) o edital Nº 3/2025, destinado à contratação de 19 servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) que atuarão como bolsistas no Projeto Solo Vivo. As vagas são para as funções de Supervisor de Campo e Supervisor de Laboratório.
As inscrições estarão abertas de 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 e deverão ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/RCxYJoXHmeMaqxMKA.
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar:
Documentos que comprovem a formação mínima exigida pela vaga (Item 4);
Documentos que comprovem as formações e experiências, registradas no formulário de inscrição, organizados, obrigatoriamente, na sequência em que aparecem;
Preenchimento do link do currículo Lattes no formulário de inscrição;
Declaração da Chefia imediata (ANEXO II);
Confira os requisitos da seleção e demais informações acessando o edital completo: CLIQUE AQUI
Distribuição das vagas - Supervisor de Campo
Para a função de Supervisor de Campo, são ofertadas 10 vagas. Os profissionais serão responsáveis por elaborar cronogramas, realizar amostragem de solo, organizar a logística das atividades, liderar equipes, garantir a qualidade das amostras e elaborar relatórios.
A distribuição das vagas se dará conforme a lotação do servidor, da seguinte forma:
Campus São Vicente ou Campo Verde: 2 vagas, com atuação em Alto Araguaia e Campo Verde.
Campus Cáceres: 3 vagas, com atuação em Poconé, Pontes e Lacerda, e São José dos Quatro Marcos.
Campus Diamantino: 1 vaga, com atuação em Rosário Oeste.
Campus Campo Novo do Parecis: 1 vaga, com atuação em Barra do Bugres.
Campus Confresa: 1 vaga, com atuação em São Félix do Araguaia.
Campus Guarantã do Norte: 1 vaga, com atuação em Matupá.
Campus Juína: 1 vaga, com atuação no próprio município de Juína.
Distribuição das vagas - Supervisor de Laboratório
Já para a função de Supervisor de Laboratório, estão disponíveis 9 vagas. Os profissionais serão responsáveis por planejar, organizar e realizar as atividades laboratoriais e de análise, garantir a qualidade dos resultados, gerenciar equipes e elaborar relatórios.
Para essa função, as vagas foram distribuídas da seguinte maneira: 3 vagas no campus Campo Novo do Parecis, 3 vagas no campus São Vicente e 3 vagas no campus Juína, todas com atuação nos laboratórios dos respectivos campi de lotação.
Todos os servidores selecionados receberão equipamentos e treinamentos específicos para garantir a qualidade e eficiência de suas atividades.
O resultado final será divulgado no dia 27 de fevereiro de 2025 no site oficial da FUNADIF: www.funadif.org.br.
Informações complementares:
O projeto disponibilizará um carro para a realização das coletas em campo? Sim, o projeto terá um carro disponível para a realização das coletas.
Qual será a quantidade de coletas? A quantidade de coletas varia por região. Veja no edital a lista de municípios e assentamentos.
Haverá coleta em finais de semana e feriados? Geralmente em dias úteis, mas pode ser que aconteça em finais de semana ou feriados. Isso será ajustado entre os supervisores e os agricultores.
Haverá uma equipe de coleta? Sim! Uma equipe com 1 estudante de nível superior e 2 de nível médio, liderada pelo Supervisor de Campo.
Para onde as amostras serão enviadas? As amostras serão enviadas para um dos laboratórios do projeto nos campi São Vicente, Campo Novo do Parecis e Juína.
Projeto Solo Vivo
O Projeto Solo Vivo é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (FETAGRI), com apoio da FUNADIF.
O projeto tem como objetivo mapear, diagnosticar e sistematizar dados sobre a fertilidade dos solos em assentamentos de Mato Grosso. A iniciativa busca aprofundar a compreensão das condições do solo, promovendo práticas agrícolas sustentáveis que fortalecem a segurança alimentar e impulsionam o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas.
Na prática, os campi São Vicente, Juína e Campo Novo do Parecis realizarão a análise gratuita de amostras de solo de todo o estado, utilizando o software SolIF. Esse sistema permitirá um mapeamento preciso das condições do solo nos assentamentos.
Com base nessas análises, serão emitidos laudos contendo informações detalhadas para identificar as culturas mais adequadas a cada propriedade e recomendações técnicas específicas para o plantio.
A meta inicial é coletar e analisar amostras de solo em 10 assentamentos selecionados.
A vigência do Termo de Cooperação é até junho de 2025, prorrogável de acordo com a TED.
Conheça o projeto Solo Vivo:
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br