A equipe do projeto Maria Terra participou, entre os dias 6 e 12 de julho, do International Workshop: Socio-ecological Questions and Bioeconomic Alternatives: New Perspectives on Amazonian Development and Frontiers of Environmental Justice (em tradução livre, Questões Socioecológicas e Alternativas Bioeconômicas: Novas Perspectivas sobre o Desenvolvimento Amazônico e as Fronteiras da Justiça Socioambiental), realizado em Sinop (MT).
Voltado a pesquisadores do Brasil e de outros países, o evento teve como foco o fortalecimento de redes de pesquisa e o diálogo sobre desenvolvimento sustentável, bioeconomia e justiça socioambiental. A iniciativa foi promovida por meio de uma parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Sinop e a Universidade de Cardiff, do País de Gales (Reino Unido), com apoio do International Science Partnerships Fund (ISPF), ligado ao Conselho Britânico, dentro do programa Amazônia+10.
Convidada pela organização, a coordenadora geral do projeto Maria Terra, Eloisa Azeredo, apresentou a trajetória e os principais pilares da iniciativa. Em sua fala, destacou as ações voltadas à agricultura familiar desenvolvidas pelo projeto, como capacitações, beneficiamento de alimentos e o fortalecimento de práticas sustentáveis no campo.
Trocas de experiências locais
O analista de pesquisa do projeto, Vitale Joanoni Neto, também teve participação ativa no workshop e reforçou a presença do projeto Maria Terra nas discussões promovidas ao longo da programação. Para ele, um dos momentos mais marcantes foi a troca de experiências com a equipe do projeto Gaia, da Cooperativa de Produção Familiar de Sinop, que atua em frentes semelhantes às do Maria Terra.
“A troca com o Gaia foi um dos momentos de maior identificação, reforçando a importância da conexão entre iniciativas locais”, avaliou Vitale.
A participação da equipe no evento foi motivada pelo alinhamento do Maria Terra aos temas centrais do workshop. A agricultura familiar, eixo principal do projeto, é também um dos pilares da bioeconomia e representa um caminho estratégico para o desenvolvimento sustentável do país.
Projeto Maria Terra
O projeto Maria Terra é uma iniciativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com IFMT, e apoio da FUNADIF com foco no fortalecimento de organizações da agricultura familiar lideradas por mulheres camponesas, indígenas, quilombolas e em situação de vulnerabilidade social.
A proposta é contribuir para a estruturação das atividades produtivas desses grupos e promover sua inserção em políticas públicas de comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Saiba mais:
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br