A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF) está com inscrições abertas pelo edital nº 21/2025, que trata da seleção de estudantes para atuarem como bolsistas no projeto Maria Terra.
Serão ofertadas nove vagas, sendo três para contratação imediata e seis destinadas à formação de cadastro de reserva, conforme a necessidade da coordenação do projeto.
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 18 e 24 de junho de 2025, exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço: https://forms.gle/Z9YS18wqGFXcbwRa8
Os estudantes selecionados receberão uma bolsa no valor de R$1.200,00 mensais, com carga horária de 20 horas semanais. As atividades serão preferencialmente presenciais, tanto nas unidades do IFMT como em campo.
Das vagas e requisitos
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos e campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT): Campus Cuiabá – Bela Vista: Química Industrial, Licenciatura em Química e Gestão Ambiental; Campus Diamantino: Tecnologia em Gestão do Agronegócio ou Licenciatura em Ciências Biológicas; Campus São Vicente: Agronomia ou Zootecnia, desde que o estudante tenha ingressado antes de 2022 e esteja no quinto semestre ou mais; Campus Várzea Grande: Gestão Pública (nível superior) ou Técnico em Logística (nível técnico).
Além da matrícula nos cursos indicados, é necessário que o estudante tenha afinidade com a área de atuação do projeto, disponibilidade para participação em atividades práticas e perfil socioeconômico compatível com os critérios previstos na assistência estudantil do IFMT ou programas federais como o Bolsa Permanência da SESU/MEC.
Entre as atividades previstas para os bolsistas estão: visitas às comunidades atendidas pelo projeto, apoio em eventos, coletas de dados, e outras ações de apoio técnico e logístico às equipes do projeto.
Sobre o Projeto Maria Terra
O Projeto Maria Terra é uma iniciativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com IFMT, e apoio da FUNADIF com foco no fortalecimento de organizações da agricultura familiar lideradas por mulheres camponesas, indígenas, quilombolas e em situação de vulnerabilidade social.
A proposta é contribuir para a estruturação das atividades produtivas desses grupos e promover sua inserção em políticas públicas de comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Confira o edital completo para mais informações: CLIQUE AQUI
Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: projetomariaterra@ifmt.edu.br
Conheça o projeto Maria Terra:
Alexia Oliveira
Assessoria de Imprensa FUNADIF
Contato: comunicacao@funadif.org.br